www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 UTs e sistemas de controlo de acesso

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
MO




Mensagens : 4
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/10/2013

UTs e sistemas de controlo de acesso Empty
MensagemAssunto: UTs e sistemas de controlo de acesso   UTs e sistemas de controlo de acesso EmptyQua Ago 22, 2018 4:46 pm

Boa tarde a todos.

Muito recentemente colocaram-me uma questão sobre os sistemas de controlo de acesso a edifícios (neste caso os famosos torniquetes) e a sua colocação em vias de evacuação. Ora bem, simplificando a coisa, assumindo que o espaço tem 60 pessoas a minha via até à saída, teria de ter, no mínimo duas UPs (o que daria uma largura livre de 1.20m, já considerando que o torniquete poderá ficar enquadrado no n.º 11 do art.º 61). Na prática, a via de evacuação onde vão instalar os torniquetes, tem uma largura muito superior a isto.

A minha dúvida é a seguinte: os torniquetes propostos tem braços com c=0,6m e pretende-se que seja colocado um duplo para entrada/saída (torniquete -equipamento-torniquete) e o restante espaço vai ser preenchido com uma barreira fixa. Na prática, isto vai levar a minha via não tenha uma largura livre de 1.20 mas sim ter duas passagens com 0,60m. Confesso que tenho visto esta situação dos torniquetes em imensos lugares mas esta "divisão" de UPs nas vias tem qualquer enquadramento legal?! E assumindo que até seja "legal" estou em crer que o mínimo, nas vias de evacuação, é mesmo 1 UP...e não 0,60m

Alguém pode partilhar experiências ou comentários?

Obrigado, MOliveira
Ir para o topo Ir para baixo
CADF




Mensagens : 22
Pontos : 31
Reputação : -1
Data de inscrição : 09/12/2010

UTs e sistemas de controlo de acesso Empty
MensagemAssunto: Re: UTs e sistemas de controlo de acesso   UTs e sistemas de controlo de acesso EmptyQui Ago 23, 2018 10:45 am

Considero que devem ser garantidas as 2UP´s (1,40m, pois só a partir das 3UP´s é que temos multiplos de nx0,60m) na saída e a colocação desses torniquetes constitui uma obstrução à evacuação mesmo que se cumpra o ponto 3. do art. 54º. A evacuação é um fluxo que deve ter as devidas larguras calculadas em UP´s e não é a mesma coisa em termos de fluxo ter 1,40m de largura ou duas vezes 0,6m, pois estou a criar retenção.
O mencionado no art. 61º permite que uma saída (quando existam elementos contínuos ao longo de toda a via e com uma altura máxima de 1,1 m) seja reduzida em 0,05m (de cada lado) em vias com 1UP e 0,1m (de cada lado) em vias com mais de 1UP - neste caso da 2UP no máximo a via era reduzida (pelo existência de elementos contínuos nas condições referidas) de 1,40m para 1,20m (devido a estar a usar a redução de 0,1 de cada lado) e apenas neste caso posso utilizar esta premissa.
Ir para o topo Ir para baixo
 
UTs e sistemas de controlo de acesso
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sistemas de Extinção
» MAP | Equipamentos e sistemas de segurança
» Portas de abrir, de correr ou de fole no acesso a sanitários
» Controlo Fumo CCF
» Portas de acesso directo ao exterior, utilizáveis por mais de 50 pessoas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: