www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Utilização mista condominio

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Hugomez




Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/01/2013

utilização - Utilização mista condominio Empty
MensagemAssunto: Utilização mista condominio   utilização - Utilização mista condominio EmptySáb Jan 12, 2013 9:46 pm

Boa noite,

Andei a estudar o DL e Portaria de SCIE, mas estou com duvidas que gostava que me pudessem esclarecer.

Um prédio com RC (lojas) + 4 andares (habitações), com 1 cave (estacionamento coletivo/arrumos), será um prédio misto certo?

Os 4 pisos de habitação não à duvida que é UT I;

Se tiver mais de 200m2 de estacionamento, a cave é UT II certo?

Agora as Lojas classifico como? Não comunicam com as outras UT´s, são lojas a face da estrada considero UT VII e UT VIII (lojas/cafes)?

Considerando que isto está certo, nas medidas a adotar no SCIE como tenho UT VII e UTVIII terei medidas mais gravosas que só tendo 1 edifício UT I e II. O ter neste caso UT VII e UT VIII vai mesmo influenciar o condomínio nas áreas comuns?

Cumprimentos e obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

utilização - Utilização mista condominio Empty
MensagemAssunto: Re: Utilização mista condominio   utilização - Utilização mista condominio EmptySeg Jan 14, 2013 9:36 am

Olá,

De facto se o estacionamento tem mais de 200 m2 é uma UT II.

Pelo que eu percebi essas lojas/cafés não comunicam diretamente com o restante edifício, por esse motivo, são UT independentes e logo não agravantes da situação relativa à UTI/II. Essas devem ser classificadas de forma independente dependendo da atividade como mt bem defines (UT VII - Cafés, UT VIII - lojas). No fundo dispõem de um edifício de utilização tipo mista com uma UT I, uma UT II e "X" UT VII e "Y" UT VIII.

Cada uma das UT pode ser lidada de uma forma individual, embora no caso da UT I/II como à partida são da mesma entidade exploradora, possam ser "agregadas" no mesmo documento/análise. Estas UT não são influênciadas pelo nr de lojas/cafés existentes no edifício pois são totalmente independentes.

Espero ter esclarecido o pretendido.

Ir para o topo Ir para baixo
Hugomez




Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/01/2013

utilização - Utilização mista condominio Empty
MensagemAssunto: Re: Utilização mista condominio   utilização - Utilização mista condominio EmptySeg Jan 14, 2013 1:08 pm

Muito obrigado pela explicação URIEL, tiraste-me um peso de cima xD

Mas então como administrador de condomínio não tenho responsabilidades nenhumas relativamente as lojas/café certo?

Não preciso de ter medidas de segurança nos espaços comuns mais gravosas que as pedidas para UT I e UT II correto?

Já agora ao analisar os documentos fiquei com outras duvidas, por exemplo num edifício com 2 caves de estacionamentos é uma UT II da 2º categoria de risco, e será necessário 1 segurança pelo que vi nos artigos 200º+- é mesmo necessário 1 segurança ali 24h por dia? O mesmo se aplica as outras UT´s :S É que fica caro para quem tem edificios com 2 caves :S

Cumprimentos e muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

utilização - Utilização mista condominio Empty
MensagemAssunto: Re: Utilização mista condominio   utilização - Utilização mista condominio EmptyTer Jan 15, 2013 5:29 pm

Sim, não tem. Essa questão das responsabilidades podes ver no Art.º194 Quadro XXXVIII da Portaria 1532/2008. Smile

Relativamente à outra dúvida. Isso é o que de facto o regulamento define. Obviamente em certas situações isso não faz sentido... Tens de analisar a situação em si (as 24h só se aplicam se a UT II for utilizável durante 24h, senão é no periodo em que se encontra com ocupação) e verificar a abertura da ANPC dessa zona relativamente a esse assunto (não é consensual essa questão)...

Pela experiencia que tenho o que normalmente defino é que possa ser alguem das outras UT (normalmente os estacionamentos nunca estão isolados) a servir como esse ocupante da equipa de segurança. Se essas outras UT's já for necessário equipa de segurança à partida tens o problema resolvido, se for por exemplo apenas habitações ai complica um pouco, pois supostamente o elemento da equipa de segurança deveria estar em permanencia nas instalações (nesses casos é melhor contactares a ANPC para saber como resolver essa situação).

Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugomez




Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/01/2013

utilização - Utilização mista condominio Empty
MensagemAssunto: Re: Utilização mista condominio   utilização - Utilização mista condominio EmptyTer Jan 15, 2013 8:59 pm

Pois, mas os condomínios com 2 pisos de estacionamento fica um balúrdio pois são usados 24h por dia todos os dias, acho que a ANPC deve ser recetiva a não exigir essas condições digo eu :S

Aliás nas UT II mesmo da 1º categoria tem estabelecido 1 membro das equipas de segurança isto é inadmissível, ficava mais caro isto que todo o resto do condomínio junto :S

Quanto custa assim um parecer da ANPC?


E já agora para ficar com as duvidas todas esclarecidas após análise do documento, se tiver num edifício UT I e que tenham escritórios no 1º andar por ex também é preciso ter equipas de segurança? :S As medidas de auto-protecção como os extintores e afins são só aplicareis ao RC e 1º andar e o resto é as configurações da UT I correcto?


Cumprimentos e desculpa estar a ser chato


Ir para o topo Ir para baixo
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

utilização - Utilização mista condominio Empty
MensagemAssunto: Re: Utilização mista condominio   utilização - Utilização mista condominio EmptyQua Jan 16, 2013 10:19 am

Pois é verdade... Bem vindo ao mundo complicado da SCIE. Very Happy

O parecer depende sempre das áreas das UT do edifício (na ordem de 0,1€/m2) - ve o tópico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] tem lá o link para a legislação sobre taxas. Mas sinceramente no caso em questão para uma questão direta, penso que deverias primeiro tentar contactar telefónicamente ou diretamente a ANPC local.

Sim necessitas, pois é uma UT III da 1ª CR, mas apenas para a zona dos escritórios e durante o seu periodo de funcionamento. Ou seja, alguem (ou mais que um) dos escritórios que esteja lá em permanencia deverá ficar afeto à equipa de segurança, nomeadamente tornar-se Delegado de Segurança.

Extintores não são medidas de auto-proteção não confundas as coisas. Medidas de autoproteção são documentos/procedimentos de segurança e não equipamentos. Mas há partida sim, bastará ter equipamentos de segurança na zona afeta à UT III.

Espero ter esclarecido tudo.

Ir para o topo Ir para baixo
Hugomez




Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/01/2013

utilização - Utilização mista condominio Empty
MensagemAssunto: Re: Utilização mista condominio   utilização - Utilização mista condominio EmptyQua Jan 16, 2013 8:48 pm

Duvido que haja muita gente a cumprir estes requisitos, onde já se viu um parque de estacionamento coletivo de 1 predio com 8 frações ter seguranças, enfim é o pais que temos.


Muito obrigado pela ajuda, já fiquei bastante esclarecido Wink

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





utilização - Utilização mista condominio Empty
MensagemAssunto: Re: Utilização mista condominio   utilização - Utilização mista condominio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Utilização mista condominio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Edificio de Utilizaçao Mista - Maioritariamente Administrativo
» Edificio de utilização mista - estacionamento
» DÚVIDA NA CLASSIFICAÇÃO DE EDIFÍCIOS DE UTILIZAÇÃO MISTA
» Definir utilização-tipo
» Vistorias e autorização de utilização

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: