www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Responsabilidade de uma ficha de segurança

Ir em baixo 
AutorMensagem
PTaveira

Pontos : 3
Reputação : 0

MensagemAssunto: Responsabilidade de uma ficha de segurança   Qui Out 22, 2009 5:48 pm

Olá a todos

Gostava de saber a vossa opinião acerca da responsabilidade de quem subscreve uma ficha de segurança contra incêndios.

A minha dúvida essencial prende-se no seguinte: quem está a subscrever uma ficha de segurança está a afirmar que as soluções previstas no projecto de arquitectura são daquela forma, ou está a dar indicações de como devem elas devem ser?

A referida ficha na generalidade apenas faz perguntas directas com resposta sim ou não.

Por exemplo:
Ponto 3
"Distância da saída do edifício ao marco de incêndio mais próximo: ___ m".
Imaginem que não há marco de incêndio a uma distância regulamentar. E nós queremos dar indicação de que ele deve ser lá colocado.
Indicamos que não cumpre ou indicamos, no campo a preencher, a distância a que deve ser colocado (apesar do marco não existir ainda)?
E se nós dissermos que o marco está a 15 m ou o que for, querendo indicar que ele deve ser lá colocado, e depois ele não for colocado pelo empreiteiro.
Podem-nos cair em cima pq nós afirmamos que ele estava lá.

Não sei se consegui transmitir a minha dúvida. No fundo quero saber se as fichas tem carácter informativo de como devem ser as coisas ou se estamos nós a afirmar que elas são realmente assim.

Obrigado

Abraço
Ver perfil do usuário
Franco

Pontos : 176
Reputação : 1

MensagemAssunto: Re: Responsabilidade de uma ficha de segurança   Seg Out 26, 2009 4:20 pm

A posição da ANPC é que a ficha de segurança deve acompanhar o projecto de arquitectura, e corresponde a uma check-list de verificação regulamentar, portanto tem a responsabilidade de verificar o cumprimento no projecto de arquitectura. As questões a garantir nos projectos de especialidades (que provavelmente ainda não estão elaborados) devem ser comunicadas aos respectivos projectistas ou ao coordenador dos projectos.
Caso o autor da ficha sinta necessidade poderá sempre elaborar um projecto de SCIE, mesmo que não seja entregue à entidade licenciadora.
Ver perfil do usuário

Responsabilidade de uma ficha de segurança
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» COMPLETOU CONVERSA COM O IR BAZIMAR GOMES SOBRE SEGURANÇA DA SALVAÇÃO
» Ficha tecnica de cada pizza, alguem que ja utiliza poderia repassar .
» Norma de segurança NR12
» Ficha Técnica - Como e porque fazer! Importante
» [SUP] Relatório de Aula de Segurança

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Fichas de Segurança-
Ir para: