www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Duvida na caracterização de edificio

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
pjota




Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/08/2011

Duvida na caracterização de edificio Empty
MensagemAssunto: Duvida na caracterização de edificio   Duvida na caracterização de edificio EmptySex Ago 26, 2011 6:16 pm

Boa tarde,

Gostava de ler a opinião de colegas que consultam este fórum relativamente a uma situação muito específica que se prende com o calculo de efectivo num determinado edificio.
O espaço em causa pode receber publico, penso que possa ser considerada na mesma UTIII do edificio ao abrigo do Ponto 3 alinea b) do Artº 8º do DL220/2008 pois é uma sala de reunião ou conferencias com 90m2 (o piso tem 200m2). A sala tem 75 lugares sentados, dos quais 45 são (teoricamente) para público.
No restante piso, além dos gabinetes existem espaços de espera para atendimento administrativo sentados. Qual será a forma correcta de calcular o efectivo desse piso? Através dos indices de ocupação exclusivamente ou um misto de indices (ex. gabinetes, etc) e somatório dos lugares sentados da sala em causa com os restantes lugares sentados reservados para espera de atendimento (artº 51 Ponto 2 d)?
A questão coloca-se pois o valor do efectivo através de indices fica aquem de 100 pessoas enquanto que entrando com os lugares sentados (da sala maior e dos espaços de espera para publico) ultrapassa as 100 pessoas.
Existem colegas que entendem que o publico não deve entrar para o calculo de efectivo (opinião da qual não partilho a 100% pela minha interpretação do DL e da Portaria, acho que ha situações diferentes) separando nitidamente "efectivo" de "efectivo de público", efectivo não inclui com todas as implicações que dái advêm. Nesse caso, o "problema" de ultrapassar as 100 pessoas de efectivo já não se colocaria...
Sobre a classe de risco da sala em causa e outros casos: normalmente opto por considerar de risco B os casos em que apesar de não se ultrapassar teoricamente os 100/50 de efectivo/ mais correcta, justificando-a no projecto. O que acham sobre isso?

Sei que são vários os pontos de dúvida, mas gostava de ler a opinião de colegas mais experientes. Espero que sirva também para outros colegas com dúvidas idêndticas ficarem mais esclarecidos.

Obrigado desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
Franco




Mensagens : 119
Pontos : 176
Reputação : 1
Data de inscrição : 07/09/2009

Duvida na caracterização de edificio Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na caracterização de edificio   Duvida na caracterização de edificio EmptySex Set 16, 2011 1:47 pm

Penso que fazendo a comparação entre as duas formas de cálculo se deve considerar aquela que poderá ser a ocupação mais gravosa do edifício, desde que seja realista.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvida na caracterização de edificio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Edifício de UT Mista com 2 UT II?
» unidade industrial-caracterização de espaços
» Dúvida compartimentação fogo geral
» Dúvida UT Escolar
» Várias UT num edifício

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: