www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Duvida na caracterização de edificio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pjota



Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/08/2011

MensagemAssunto: Duvida na caracterização de edificio   Sex Ago 26, 2011 6:16 pm

Boa tarde,

Gostava de ler a opinião de colegas que consultam este fórum relativamente a uma situação muito específica que se prende com o calculo de efectivo num determinado edificio.
O espaço em causa pode receber publico, penso que possa ser considerada na mesma UTIII do edificio ao abrigo do Ponto 3 alinea b) do Artº 8º do DL220/2008 pois é uma sala de reunião ou conferencias com 90m2 (o piso tem 200m2). A sala tem 75 lugares sentados, dos quais 45 são (teoricamente) para público.
No restante piso, além dos gabinetes existem espaços de espera para atendimento administrativo sentados. Qual será a forma correcta de calcular o efectivo desse piso? Através dos indices de ocupação exclusivamente ou um misto de indices (ex. gabinetes, etc) e somatório dos lugares sentados da sala em causa com os restantes lugares sentados reservados para espera de atendimento (artº 51 Ponto 2 d)?
A questão coloca-se pois o valor do efectivo através de indices fica aquem de 100 pessoas enquanto que entrando com os lugares sentados (da sala maior e dos espaços de espera para publico) ultrapassa as 100 pessoas.
Existem colegas que entendem que o publico não deve entrar para o calculo de efectivo (opinião da qual não partilho a 100% pela minha interpretação do DL e da Portaria, acho que ha situações diferentes) separando nitidamente "efectivo" de "efectivo de público", efectivo não inclui com todas as implicações que dái advêm. Nesse caso, o "problema" de ultrapassar as 100 pessoas de efectivo já não se colocaria...
Sobre a classe de risco da sala em causa e outros casos: normalmente opto por considerar de risco B os casos em que apesar de não se ultrapassar teoricamente os 100/50 de efectivo/ mais correcta, justificando-a no projecto. O que acham sobre isso?

Sei que são vários os pontos de dúvida, mas gostava de ler a opinião de colegas mais experientes. Espero que sirva também para outros colegas com dúvidas idêndticas ficarem mais esclarecidos.

Obrigado desde já.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Franco



Mensagens : 119
Pontos : 176
Reputação : 1
Data de inscrição : 07/09/2009

MensagemAssunto: Re: Duvida na caracterização de edificio   Sex Set 16, 2011 1:47 pm

Penso que fazendo a comparação entre as duas formas de cálculo se deve considerar aquela que poderá ser a ocupação mais gravosa do edifício, desde que seja realista.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Duvida na caracterização de edificio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Duvida de Codigo de Aprecentação
» placa philips t-com duvida
» [Resolvido]Duvida micronas de aúdio TV LG 29K30A MSP 3440 GB8V3
» duvida train simulador 2016
» Duvida sobre o vagão HAT MRS CARVÃO por favor uma ajuda ?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: