www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Dúvida compartimentação fogo geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ana Mendes

Pontos : 43
Reputação : 2

MensagemAssunto: Dúvida compartimentação fogo geral   Sab Jun 15, 2013 6:13 pm

Boa tarde.
Estou a fazer um projecto de SCI de uma UT IV (utilização exclusiva) consistindo num edifício de pequena altura para formação.
O edifício é de pequena altura tendo um piso 0, 1 e 2.
A área bruta de cada um dos pisos é de 1200 m2.
Cada piso, foi classificado como sendo um local de risco B único, por agrupamentos de locais de risco A tendo verificado as distâncias ás vias verticais.

Do n.º 2 do art.º 18 considero cada piso como sendo um compartimento de fogo por ter menos de 1600m2.

As vias verticais são abertas não enclausuradas (não existem portas de acesso). Alias o n.º 8 e 9 do art.º 64 dispensa a sua protecção.

- 8 — As vias verticais de evacuação devem ser protegidas nas condições do artigo 26.º e dispor de meios de controlo de fumo nos termos do presente regulamento.

9 — A protecção exigida no número anterior pode ser dispensada nas vias situadas em edifícios de pequena altura, apenas com um piso abaixo do plano de referência e desde que não constituam a única via vertical de evacuação de locais de risco B, D, E ou F.

Tenho dúvidas, se não tenho de compartimentar as VVE por causa da compartimentação geral corta-fogo.

Isto porque se assim for em edificios de pequena altura, se os mesmos tiverem menos de 1600m2 por piso, conseguir transformar cada um dos pisos num local de risco B e cumprir as distâncias, e tendo em conta que as VVE não precisam de protecção chego a conclusão que não precisarei de desenfumagem/controlo de fomos nem de ter portas estanques ao fogo no edificio.
Fará algum sentido?
Ver perfil do usuário
Uriel

Pontos : 258
Reputação : 30

MensagemAssunto: Re: Dúvida compartimentação fogo geral   Ter Jun 18, 2013 1:19 pm

Boa tarde Ana,

Do que eu percebi do teu problema, existem duas questões que têm de ser tidas em conta e que no fundo te obrigam a enclausurar as vias verticais:
 - Ponto 4 do Art.º  18 - Obriga-te a separar os pisos, a não se que as suas áreas sejam inferiores a 800 m2 e o total não ultrapasse os 1600 m2 (atualmente tens um compartimento corta-fogo com 3600 m2, ou seja, muito acima do definido regulamentarmente;
 - Ponto 2 do Art.º 57 - que te diz a distância máxima até ao exterior ou até uma via vertical protegida (as vias verticais não sendo protegidas tens de continuar a contar as distâncias... será que mesmo assim cumpre?) - Este ponto é um pouco discutivel, e que já gerou outro tópico sobre isto, mas esta é a minha opinião: apenas se a via vertical for protegida é que não se consideram as distâncias percorridas no interior da mesma;

Posto isto, diria que tens mesmo de admitir que elas sejam enclausuradas (atenção que isto só é válido para projeto e não para medidas de autoproteção).

Espero ter ajudado.
Ver perfil do usuário
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Dúvida compartimentação fogo geral   Ter Jun 18, 2013 6:24 pm

Realmente é uma dúvida pertinente e que eu mesmo tive a pouco tempo.
Seguindo o enquadramento lógico do regulamento, isto é começando pelo art.º 1 até ao fim, no art.º 18º definirias logo a compartimentação corta-fogo como sendo o piso e consequentemente com esses dados tinhas de enclausurar as caixas de escada.
Quando chegasses ao n.º 8 e 9 do art.º 64 dispensa a protecção da VVE nessas condições e logo já podias as ter "abertas" mas por conseguinte não cumpririas a compartimentação. Considera-se que este artigo tem prevalência sobre a compartimentação por estar já numa fase mais adiantada do regulamento?
A meu ver parece-me uma contradição do regulamento e realmente a nível regulamentar não sei o que te dizer. Eu no teu caso seguia a opinião da URIEL e compartimentava as escadas por uma razão de segurança.

Por outro lado, se queres ter as vias verticais "abertas" eu aplicava o ponto 4 do art.º 18º, subdivindido os 1200 m2 numa area inferior a 800 m2. Atenção que aqui já é area util e não bruta, pelo que os teus 1200 por piso deve ser inferior - admitindo que tenhas 1000m2 por piso, eu fazia assim:

Dividia os pisos a meio em termos de compartimentação (2 metades para cada lado) de modo a que area desse por exemplo 500 m2. O somatório de cada um desses compartimentos de fogo daria 1500m2.
Basicamente é a intersecção de um plano vertical a meio do piso. Criando dois compartimentos distintos de 3 pisos (um do lado direito e outro do lado esquerdo).

O Ponto 4 do Art.º  18 permite-te teres as vias abertas.

Cumprimentos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvida compartimentação fogo geral   

Dúvida compartimentação fogo geral
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: