www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Altura da Utilização-Tipo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
m.joao.nascimento




Mensagens : 20
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/03/2010

utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty
MensagemAssunto: Altura da Utilização-Tipo   utilização - Altura da Utilização-Tipo EmptyQui Mar 11, 2010 10:17 am

Será que podem ajudar-me neste particular?
Quando a ficha pede a "altura da UT", em edifícios só com um piso, de acordo com a nota explicativa e a definição dada pelo Regulamento, a altura será 0...correcto?
obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Franco




Mensagens : 119
Pontos : 176
Reputação : 1
Data de inscrição : 07/09/2009

utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty
MensagemAssunto: Re: Altura da Utilização-Tipo   utilização - Altura da Utilização-Tipo EmptyQui Mar 11, 2010 11:57 am

À partida será zero ou próximo de zero.
A altura da UT de acordo com a definição no Art. 2º do RJSCIE é a diferença de cota entre o plano de referência e o pavimento do último piso acima do solo susceptível de ocupação por essa UT.
Deste modo há que ter atenção à definição de plano de referência, que na prática será a via onde se prevê o estacionamento de viaturas de combate a incêndios. Portanto num edifício de apenas 1 piso que tenha a cota de soleira 1m acima da via (plano de referência) a altura da UT é 1m, mesmo que a diferença de contas entre a UT e o terreno adjacente seja zero.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno 21

Nuno 21


Mensagens : 10
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 48
Localização : Setubal

utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty
MensagemAssunto: Re: Altura da Utilização-Tipo   utilização - Altura da Utilização-Tipo EmptyDom maio 29, 2011 11:11 pm

A medida entre a cota de soleira e o piso da UT. Não é zero, porque tens sempre algum degrausito.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.globalarte.pt
m.joao.nascimento




Mensagens : 20
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/03/2010

utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty
MensagemAssunto: Re: Altura da Utilização-Tipo   utilização - Altura da Utilização-Tipo EmptyTer Nov 29, 2011 1:20 pm

bom dia
aproveito para muito tardiamente agradecer as respostas anteriores.
agora tenho outra duvida: quando a utilização-tipo se encontra no piso -1, como é representada na ficha a altura da UT?

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
pijama

pijama


Mensagens : 75
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 38
Localização : Vila Nova de Gaia

utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty
MensagemAssunto: Re: Altura da Utilização-Tipo   utilização - Altura da Utilização-Tipo EmptySeg Dez 12, 2011 12:52 pm

m.joao.nascimento escreveu:
bom dia
aproveito para muito tardiamente agradecer as respostas anteriores.
agora tenho outra duvida: quando a utilização-tipo se encontra no piso -1, como é representada na ficha a altura da UT?

obrigado

Pelo artigo 2.º, alínea a) do DL 220/2008: "«Altura da utilização-tipo» a diferença de cota entre o plano de referência e o pavimento do último piso acima do solo, susceptível de ocupação por essa utilização-tipo", pelo que, aparentemente a altura da UT será 0.

Esta é apenas a minha interpretação, pelo que posso estar errado, estou curioso para ler a interpretação dos restantes forenses.
Ir para o topo Ir para baixo
m.joao.nascimento




Mensagens : 20
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/03/2010

utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty
MensagemAssunto: Re: Altura da Utilização-Tipo   utilização - Altura da Utilização-Tipo EmptySeg Dez 12, 2011 1:10 pm

pijama escreveu:
m.joao.nascimento escreveu:
bom dia
aproveito para muito tardiamente agradecer as respostas anteriores.
agora tenho outra duvida: quando a utilização-tipo se encontra no piso -1, como é representada na ficha a altura da UT?

obrigado

Pelo artigo 2.º, alínea a) do DL 220/2008: "«Altura da utilização-tipo» a diferença de cota entre o plano de referência e o pavimento do último piso acima do solo, susceptível de ocupação por essa utilização-tipo", pelo que, aparentemente a altura da UT será 0.

Esta é apenas a minha interpretação, pelo que posso estar errado, estou curioso para ler a interpretação dos restantes forenses.


É também essa a minha interpretação.
Mas mantenho a minha curiosidade.

Muito obrigado pela atenção!
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty
MensagemAssunto: Re: Altura da Utilização-Tipo   utilização - Altura da Utilização-Tipo EmptySeg Dez 12, 2011 2:47 pm

A minha opinião.. é que deve ser considerado um valor negativo.
Acrescento ainda que:
Dependendo das condições de acesso à mesma, poderá ter de ser considerado como piso abaixo do PR...
Pelo que deve haver bom senso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Conteúdo patrocinado





utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty
MensagemAssunto: Re: Altura da Utilização-Tipo   utilização - Altura da Utilização-Tipo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Altura da Utilização-Tipo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Utilização tipo versus carga de incêndio
» Utilização de bocas de incêndio tipo carretel e tipo teatro em simultaneo
» Utilização-Tipo
» Definir utilização-tipo
» Utilização-Tipo de um Quartel Bombeiros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Fichas de Segurança-
Ir para: