www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Distâncias de evacução

Ir em baixo 
AutorMensagem
mikaPT



Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/07/2017

MensagemAssunto: Distâncias de evacução   Dom Dez 17, 2017 4:05 pm

Boa tarde

Tenho em mãos um projecto de SCIE, no qual o cliente de uma moradia licenciada como UT I, quer fazer um alojamento local com menos de 9 quartos e com um número compreendido de utentes entre os 11 e os 30, o que pelo Decreto-lei n.º 128/2014, de 29 de Agosto alterado pelo Decreto-lei n.º 63/2015, de 23 de Abril, obrigado no Artigo 13.º ao cumprimento do RJ-SCIE e RT-SCIE em vigor.

Ao verificar as disposições contructivas das moradia verifico que não consigo cumprir os 10 metros de distância de evacuação (em impasse) desde a porta do quarto até a uma saída para o exterior ou até a via de evacução protegida para os quartos do primeiro piso (ver imagens abaixo). Em suma, tenho cerca de 12,21m, da porta do quarto mais distante até às escadas (que não são via de evacuação vertical protegida), 4,74m a projecção horizontal das escadas, e no piso térreo mais 7,22m até à porta exterior.

O cliente pediu-me se possível para não tornar as escadas uma via de evacuação protegida, mas no entanto está disposto a colocar carreteis ou mesmo uma rede de sprinklers se necessário.

Queria saber a vossa opinião sobre este assunto, e se já tiveram alguma caso parecido, e como conseguiram ultrapassá-lo.

Desde já o meu obrigado.





Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Uriel



Mensagens : 183
Pontos : 264
Reputação : 33
Data de inscrição : 25/10/2010

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Qua Dez 27, 2017 2:35 pm

O ideal era ao nível do piso 0 teres saídas alterantivas logo a partir da base das escadas, pois dessa forma os 10/15 metros em impasse passavam logo para os 30m. Dessa forma a distância no piso 0 deixaria de ser condicionante.

Depois penso que a distância a percorrer deverá ser do interior do quarto e não da porta (a não ser que esta seja CF). Nesse caso ficaria com distâncias na casa dos 20 metros, mas que tratando-se de um edifício existente apelando ao Art.º 14-A do DL 224/2015 e apresentando eventualmente essas medidas compensatórias, poderá ser suficiente. No entanto estará sempre dependente de validação pela ANPC.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
mikaPT



Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/07/2017

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Ter Jan 09, 2018 5:10 pm

Muito obrigado Uriel!

Convenci o arquitecto a abrir vão no primeiro piso para o exterior e colocação de escada metálica, conseguindo assim passar para os 30 metros resolvendo o problema.

Com os melhores cumprimentos
Mickael
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Distâncias de evacução
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: