www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Distâncias de evacução

Ir em baixo 
AutorMensagem
mikaPT



Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/07/2017

MensagemAssunto: Distâncias de evacução   Dom Dez 17, 2017 4:05 pm

Boa tarde

Tenho em mãos um projecto de SCIE, no qual o cliente de uma moradia licenciada como UT I, quer fazer um alojamento local com menos de 9 quartos e com um número compreendido de utentes entre os 11 e os 30, o que pelo Decreto-lei n.º 128/2014, de 29 de Agosto alterado pelo Decreto-lei n.º 63/2015, de 23 de Abril, obrigado no Artigo 13.º ao cumprimento do RJ-SCIE e RT-SCIE em vigor.

Ao verificar as disposições contructivas das moradia verifico que não consigo cumprir os 10 metros de distância de evacuação (em impasse) desde a porta do quarto até a uma saída para o exterior ou até a via de evacução protegida para os quartos do primeiro piso (ver imagens abaixo). Em suma, tenho cerca de 12,21m, da porta do quarto mais distante até às escadas (que não são via de evacuação vertical protegida), 4,74m a projecção horizontal das escadas, e no piso térreo mais 7,22m até à porta exterior.

O cliente pediu-me se possível para não tornar as escadas uma via de evacuação protegida, mas no entanto está disposto a colocar carreteis ou mesmo uma rede de sprinklers se necessário.

Queria saber a vossa opinião sobre este assunto, e se já tiveram alguma caso parecido, e como conseguiram ultrapassá-lo.

Desde já o meu obrigado.





Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Uriel



Mensagens : 188
Pontos : 269
Reputação : 33
Data de inscrição : 25/10/2010

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Qua Dez 27, 2017 2:35 pm

O ideal era ao nível do piso 0 teres saídas alterantivas logo a partir da base das escadas, pois dessa forma os 10/15 metros em impasse passavam logo para os 30m. Dessa forma a distância no piso 0 deixaria de ser condicionante.

Depois penso que a distância a percorrer deverá ser do interior do quarto e não da porta (a não ser que esta seja CF). Nesse caso ficaria com distâncias na casa dos 20 metros, mas que tratando-se de um edifício existente apelando ao Art.º 14-A do DL 224/2015 e apresentando eventualmente essas medidas compensatórias, poderá ser suficiente. No entanto estará sempre dependente de validação pela ANPC.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
mikaPT



Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/07/2017

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Ter Jan 09, 2018 5:10 pm

Muito obrigado Uriel!

Convenci o arquitecto a abrir vão no primeiro piso para o exterior e colocação de escada metálica, conseguindo assim passar para os 30 metros resolvendo o problema.

Com os melhores cumprimentos
Mickael
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
angeloc



Mensagens : 9
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2016

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Qui Mar 15, 2018 2:57 pm

Uriel escreveu:
O ideal era ao nível do piso 0 teres saídas alterantivas logo a partir da base das escadas, pois dessa forma os 10/15 metros em impasse passavam logo para os 30m. Dessa forma a distância no piso 0 deixaria de ser condicionante.

eu não percebo muito bem o que tu queres dizer com "Dessa forma a distância no piso 0 deixaria de ser condicionante.", eu não estou a ver nenhum enquadramento legal para que a distância no piso 0, não seja condicionante.

quanto à questão colocada:
1- eu tenho quase a certeza que a anpc, não tem coragem de pedir a compartimentação das escadas (que na minha opinião, é obrigatório e é o que deves fazer);
2- se isto for apenas para análise nos município, tenho sequer dúvidas que tipo que analisa saiba sequer o que está a fazer;
3- a tua sugestão de colocar sprinklers não tem enquadramento legal em portugal, ou seja, não existe nenhum artigo que te diga que podes aumentar as distâncias a percorrer, se colocares sprinklers;
4- a alternativa que propões, não é viável. tu para teres uma rede de sprinklers, tens de ter um rasi e uma cbsi. isso custa-te 40.000€, já para não falar do espaço que essa opção acarreta, o que numa UT-I, convertida num hostel, tenho dúvidas que exista;
5- como foi muito bem dito, a distância a percorrer, deve ser medida a partir de dentro do quarto, do ponto mais desfavorável (atenção que pode haver varandas), a não ser que as portas sejam corta-fogo;
6- a forma como estás a medir (e me parece ser a forma como ariel te está a explicar) não está correta. tu não podes podes recomeçar a contar dos 0 metros, apenas porque deixaste de estar em impasse. ou seja, o facto de tu percorres o corredor, desceres as escadas e chegado ao piso 0, entrares numa zona em que não estás em impasse, não é razão para voltares ao 0. tu apenas podes recomeçar do zero, se passares numa zona protegida. se não olha o ridículo a que isto chegava. imagina que tu estavas num ponto em impasse e percorres 10 metros até uma via horizontal de evacuação. a VHE a que chegas tem as duas saídas exatamente a 60 metros uma da outra e tu chegas exatamente a meio. ou seja, tu para chegares ao exterior, terias de percorrer 10 metros + 30 metros = 40 metros. isto é absolutamente irregular. eu já ouvi este argumento de vários projetistas de scie com pouca experiência, mas atenção que isto não é possível.

assinas um projeto desses e arriscaste a que um projetista como eu, ao ver uma situação destas peça o livro de reclamações e elabore uma queixa e depois tu vais ter de responder em tribunal porque é que assinaste esse projeto.

tu aqui tens duas opções (se eu compreendi bem a tua exposição):

1º - pede ao arquiteto que feche a caixa de escadas. é uma chatice, mas é melhor do que colocares a vida das pessoas em risco e o teu futuro profissional.
2º - esquece estes projetezinhos de treta de ut-i alterados para hosteis. estes trabalhos só dão trabalhos e codilhos e o pouco dinheiro que daí vais tirar, não vai compensar os problemas que podes vir a ter no futuro.

e atenção a outra coisa, em scie, a partir das 10 pessoas (se não me engano, que estou a falar de memória), essas conversões de ut-i para hostel, devem ser tratadas como uma UT-VII.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Uriel



Mensagens : 188
Pontos : 269
Reputação : 33
Data de inscrição : 25/10/2010

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Qui Mar 15, 2018 3:36 pm

Caro angeloc,

Antes do mais o meu nickname é Uriel e não ariel... Very Happy

Considero que tudo o que disse está correto e assino por baixo, aliás a explicação que dá no ponto 6 é exatamente a mesma que eu defendo. Talvez não percebeu foi bem o que eu disse, pois nunca disse que as distâncias faziam reset... No tópico anterior quando disse "pois dessa forma os 10/15 metros em impasse passavam logo para os 30m", era no sentido de dizer que deverá percorrer no máximo 15 metros em impasse do ponto mais afastado até à base da escada e daí (havendo duas saídas alternativas), poder percorrer mais 15 metros até um total de 30 metros. E isto sim vai de encontro ao que disse e ao que a legislação permite.

Relativamente à 2ª questão quer sugere mais no final, o problema é que estes projetos também têm de ser feitos, se não for pelo mikaPT será por outro qualquer e nem toda a gente se pode dar ao luxo de rejeitar trabalho.

Um bem haja e bons projetos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
angeloc



Mensagens : 9
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2016

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Qui Mar 15, 2018 4:10 pm

antes de mais peço desculpa por ter percebido mal o teu nome. What a Face

depois, peço desculpa por não ter percebido bem a tua resposta. mas mesmo assim há uma coisa que eu não entendo:

"percorrer no máximo 15 metros em impasse do ponto mais afastado até à base da escada e daí"

o que tu queres dizer é que descontas os 15 metros percorridos em impasse aos 30 metros da via que não está em impasse e por não estares em impasse, passas a poder percorrer mais 15 metros?

estes projetos têm de ser feitos, mas aplicar o 224 e a 1532 a estes edifícios é uma chatice, são ainda mais chatice se o arquiteto não for sensível às especialidades. e é neste ponto que eu refiro que é preferível recusar o projeto. se o arquiteto for sensível (como parece ter sido ao aceitar colocar uma caixa de escadas metálica exterior e resolver o problema), não há problema. mas se não for sensível, é por causa de 300 ou 400 euros que vais assinar um projeto que pode colocar a vida das pessoas em risco e pode no futura, colocar-te numa situação muitíssimo sensível? o dinheiro que se gasta depois em advogados, não compensa o dinheiro que se ganha.

mas isto muda... já se começa a ver algumas seguradoras a fazer fiscalização e a emitir pareceres. quando começarem a recusar fazer seguros e os proprietários ficarem com os meninos nos braços e depois apresentarem queixas na anpc, haverão muitos projetistas a ficar em maus lençóis.

no entanto e até lá... bons projetos. alien
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Uriel



Mensagens : 188
Pontos : 269
Reputação : 33
Data de inscrição : 25/10/2010

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Qui Mar 15, 2018 5:33 pm

O que o regulamento diz em termos de percurso nos locais (e uma vez que não há compartimentações, os corredores e escadas podem considerar-se como inseridas nos locais) é de que podemos percorrer 15 metros em impasse e 30 no total correto?

Ou seja, imaginando que neste caso temos uma distância de 10 metros do ponto mais afastado de um quarto até ao fundo da escada, poderiamos percorrer mais 20 até ao exterior (caso o piso 0 tenha duas saídas alternativas), totalizando 30 metros. Caso até ao fundo da escada já estejas a "queimar" os 15 metros, então só tens mais 15 até ao exterior (mais uma vez caso disponhas de duas saídas alternativas desse ponto).

Desta forma cumpres o limite de 15 metros em impasse e também o limite de 30 com saídas alternativas. Caso não houvesse essas saídas alternativas no piso 0 terias de garantir que conseguias atingir o exterior apenas com os 15 metros em todo o percurso de evacuação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
angeloc



Mensagens : 9
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2016

MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   Qui Mar 15, 2018 8:11 pm

sim, eu não tinha a certeza de estar a compreender bem o teu argumento. mas acrescento que isso que estás a dizer, não é assim tão claro. essa subtração dos 15 em impasse aos 30, não é muito clara no regulamento. mas sim, anpc normalmente aceita isso. (quero com isto dizer que o regulamento deveria ser clarificado neste ponto, não que discordo de ti). What a Face
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Distâncias de evacução   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Distâncias de evacução
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: