www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Regas SCI - em estabelecimento de bebidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
joao p

Pontos : 6
Reputação : 0

MensagemAssunto: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas   Ter Ago 12, 2014 2:47 pm

Boa tarde,

Vou realizar obras de remodelação no meu estabelecimento de bebidas (café), e de acordo com o regulamento de SCIE o que é obrigatório instalar quanto ao SISTEMA AUTOMÁTICO DE EXTINÇÃO e SISTEMA AUTOMÁTICO DE DETECÇÃO DE INCÊNDIOS?

É obrigatório realizar um projecto?

Características do estabelecimento:
- Área bruta aproximadamente 150 m2;
- Capacidade do estabelecimento: 45 lugares;
- Aparelhos eléctricos e de refrigeração (balcão, torradeira, micro-ondas,arca de gelados .....);
- 2 saídas directas para o exterior (piso r/c);

Desde já obrigado.

Cumprimentos
João Ferreira
Ver perfil do usuário
Pedro Barradas

Pontos : 385
Reputação : 15

MensagemAssunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas   Qua Ago 13, 2014 9:26 pm

Como escreve o Estabelecimento,[ u]Não é necessário instalar um sistema automático de extinção de incêndio!!![/u]? quem lhe disse isso?
Se tiver aparelhos de confecção a gás com Pu>70 Kw, necessitaria disso e ainda de controlo de fumos.
Havendor aparelhos a gás, também necessita de Sistema de detecção automática de gás combustível , fazendo o corte automático da alimentação de gás e devidamente interligado com a CDI
O SADI, basta de configuração 1 (Central - CDI , sirene e botoneira), mas por pouco mais, vale a pena colocar os detectores também.
Não esquecer a sinaléctica fotoluminescente, os meios de 1^intervenção aadequados, a iluminação de emergegência e segurança...

PS: Deverá ter alguém a fazer-lhe a ficha SCIE... e Nuito importante deve ter as MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÂO.
Ver perfil do usuário http://aguamestra.googlepages.com/
joao p

MensagemAssunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas   Qui Ago 14, 2014 2:30 pm

Boa tarde,

Referi-me a ISAI a questionar e não a afirmar.

No meu caso, não vou incluir aparelhos de confecção a gás, logo estou dispensado dessas obrigações, o que é óptimo.

Recapitulando, o que é exigido para o tipo do meu estabelecimento é:

- reacção e resistência ao fogo dos elementos de revestimento;
- Nº de saídas;
- Dimensionamento da largura das saídas;
- Extintores portáteis;
- Rede de incêndio armada (no meu caso não é exigida);
- Sistemas Automáticos de Extinção (por água (aprinkler´s), no caso das hottes não é necessário);
- Sistema Automático de detecção de Incêndio (como é de configuração 1, é exigido no mínimo apenas CDI- central,, sirene e botoneira);
- Desenfumagem (no meu caso não é exigida);
- Iluminação de emergência de segurança e iluminação activa;
- Sinalização passiva;
- Medidas de autoprotecção (registos de segurança, procedimentos de prevenção.....;

Acho que está tudo.

Quando a ficha SCIE, como o edifício já tem alguns anos (cerca de 35 anos), também é obrigatório essa ficha? pensei que fosse só para novas construções. Nem existe projectos (arquitectura, estruturas, hidráulica...)
do edifício.

Cumprimentos
Ver perfil do usuário
Uriel

Pontos : 255
Reputação : 30

MensagemAssunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas   Seg Ago 18, 2014 8:24 am

Boas,

A FS/Projeto regulamentarmente é exigida em todas as operações urbanísticas. Se o seu estabelecimento já está licenciado e apenas vai sofrer uma pequena remodelação interior, diria que não necessita de realizar a ficha de segurança.

As medidas de autoproteção isso sim são obrigatórias. Uma vez que vai colocar tudo de modo a cumprir a atual legislação, as medidas de autoproteção também serão simplificadas, pois não será necessário prever medidas compensatórias.

Relativamente à listagem que apresentou e de acordo com a informação disponibilizada diria que é isso mesmo que necessita.
Ver perfil do usuário
joao p

MensagemAssunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas   Sex Ago 22, 2014 1:08 pm

Boa tarde,

Não mencionei, mas pretendo aderir ao licenciamento zero, será que altera alguma coisa relativamente a Ficha de Segurança ou algum requisito daquela listagem que postei?

Cumprimentos
Ver perfil do usuário
Uriel

Pontos : 255
Reputação : 30

MensagemAssunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas   Sex Ago 22, 2014 1:22 pm

Diria que não.

O Licenciamento zero daquilo que conheço é apenas uma simplificação burocrática.
Ver perfil do usuário
joao p

MensagemAssunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas   Qua Ago 27, 2014 2:56 pm

Ok

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Regas SCI - em estabelecimento de bebidas   

Regas SCI - em estabelecimento de bebidas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Bebidas - Coca Cola, Ambev
» Apóstolo Estevam Hernandes critica cristãos que discutem sobre poder ou não beber bebidas alcoólicas
» IMPOSTOS E TAXAS
» RODIZIO DE PIZZAS EM DOMICILIO
» freezer ou Câmara Frigorífica

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: