www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Lajes fungiformes com blocos de aligeiramente em poliestireno expandido

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ana Mendes




Mensagens : 24
Pontos : 46
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/06/2013

Lajes fungiformes com blocos de aligeiramente em poliestireno expandido Empty
MensagemAssunto: Lajes fungiformes com blocos de aligeiramente em poliestireno expandido   Lajes fungiformes com blocos de aligeiramente em poliestireno expandido EmptySex maio 16, 2014 2:31 pm

Boa tarde,
Tenho uma solução estrutural em lajes fungiformes com blocos de aligeiramento.

No que respeita á segurança contra incêndios, o projectista de estruturas pergunta-me se pode utilizar blocos em poliestireno expandido (vulgo esferovite).

Na minha opinião como projectista de SCIE, é necessário ter em atenção 2 coisas:

- Resistência ao fogo
Terá de ser garantido o REI na lajes (neste caso EI60). Na zona dos blocos em poliestireno expandido de o projectista de estruturas terá de garantir também que ai se verifica o mesmo EI60.

- Reacção ao fogo:
Da análise á reacção ao fogo, das fichas técnicas que encontrei, os blocos em poliestireno expandido têm um grau de reacção ao fogo E. Os blocos ficam á vista por cima do tecto falso não sendo rebocados. Os locais são risco D, logo deverá respeitar o A1 nos tectos, aliás os tectos falsos são em A1.

Na vossa opinião, autorizavam o uso de blocos de aligeiramento em poliestireno expandido á vista por cima dos tectos falsos. É que mesmo aplicando uma pintura ignifuga dificilmente conseguirei o A1 da reacção ao fogo e possivelmente como este material é combustivel poderá pôr em causa a resistência ao fogo da laje.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Lajes fungiformes com blocos de aligeiramente em poliestireno expandido
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Blocos autonomos
» Obrigatoriedade dos blocos autónomos permanentes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: