www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Coexistência Utilizações Tipo Distintas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
XqSiTo

Pontos : 22
Reputação : 3

MensagemAssunto: Coexistência Utilizações Tipo Distintas   Sex Abr 18, 2014 3:28 pm

Boa tarde

Gostaria de solicitar uma ajuda no esclarecimento da seguinte situação com eventual coexistência de utilizações tipo distintas.

Estou a fazer um projeto de uma óptica com consultório oftalmológico em fração de loja em piso térreo, que é da 1ª Categoria de Risco e a gestão do espaço é comum.

Tenho dúvidas se posso considerar tudo UT VIII (loja) ou se tenho uma situação de duas UT's V (consultório) e VIII (loja).

Em termos de distribuição de áreas úteis tenho:
- Espaços comuns Hall e instalações sanitárias com 14.45 m2
- Consultório (sala de espera e 1 sala) com 23.90 m2
- Loja com 76.60 m2

Se tiver duas UT's fico com dificuldades na compartimentação entre as duas, porque a sala de espera do consultório é em vidro e o consultório também comunica diretamente com a loja.

Um abraço, XqSiTo
Ver perfil do usuário http://pt.linkedin.com/pub/luis-gon%C3%A7alves/21/150/282/
Uriel

Pontos : 255
Reputação : 30

MensagemAssunto: Re: Coexistência Utilizações Tipo Distintas   Seg Maio 05, 2014 4:27 pm

Boa tarde,

Se verificar o ponto 3 do Art.º 8 do do DL 220/2008, irá ver uma indicação que podem considerar-se dentro de outras UT postos médicos (assumindo que um consultório é paralelo), desde que o mesmo não tenha uma área superior a 200 m2, tal como é o caso.

Eu pessoalmente neste caso não consideraria compartimentação, até porque estamos a falar de um consultório oftalmológico e não de medicina geral onde a mobilidade dos ocupantes pode estar muito afetada (a não ser que seja alguem que não vê nada e com o stress da fuga os óculos caiam  Very Happy eheh).

Espero ter ajudado.
Ver perfil do usuário
XqSiTo

Pontos : 22
Reputação : 3

MensagemAssunto: Re: Coexistência Utilizações Tipo Distintas   Ter Maio 06, 2014 4:13 pm

Obrigado Uriel pela ajuda.

Realmente já tinha utilizado o artigo referido mas na UT XII com a integração dos escritórios quando inferiores a 20%.

Nas UT V e VIII apenas fiz projectos individuais, foi a primeira vez que tive uma interligação entre as duas.

Mais uma vez este fórum é sempre uma fonte de sabedoria.

Um abraço
Ver perfil do usuário http://pt.linkedin.com/pub/luis-gon%C3%A7alves/21/150/282/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Coexistência Utilizações Tipo Distintas   

Coexistência Utilizações Tipo Distintas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dicas para estilizar cabelos Ondulados (tipo 2)
» Tipo de Cabelo
» QUAL É O MELHOR TIPO DE FORNO A GAS PARA ASSAR PIZZA DE MASSA ABERTA NA HORA !!!!!!
» receita de requeijão cremoso tipo catupiry
» alguem aqui trabalha com espaguete tipo a rede franquiada do spoleto?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: