www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ana Mendes

Pontos : 43
Reputação : 2

MensagemAssunto: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   Sex Mar 14, 2014 12:05 pm

Boa tarde,
Gostava de saber se ás áreas máximas de compartimentação corta-fogo estabelecidas no Quadro XII – art.º 18º da Portaria n.º 1532/2008 de 29 de Dezembro são áreas brutas ou úteis. Estou a usar áreas brutas mas já me disseram que tinham de ser úteis pelo que estou na dúvida.
Cumprimentos
Ver perfil do usuário
Pedro Barradas

Pontos : 385
Reputação : 15

MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   Sab Mar 15, 2014 9:42 pm

São áreas Úteis... ( de acordo com as definições do RJ-SCIE)
Mas se usar as brutas está a ser "conservadora" Wink
Ver perfil do usuário http://aguamestra.googlepages.com/
Ana Mendes

MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   Dom Mar 16, 2014 12:03 am

Obrigado pela resposta, Pedro! Já reli o RJ-SCIE, mas não encontrei essa analogia. Talvez seja área útil para todas as UTs com excepção da UT II, que refere área bruta.

Já agora uma outra questão, constituindo as caixas de elevador um Compartimento de Fogo (n.º 10, art.º14º, RT-SCIE) , e de acordo com o art.º 28a) para o meu edificio de média altura teria portas do elevador E15, a minha questão é visto que este elevador passa lajes que exigem REI90 não deviam as portas serem E45 (metade da resistência da laje) de modo a garantir que se houver um incêndio num piso o mesmo não se propague pela caixa de elevador para o piso superior com uma resistência inferior (E45+45=90 ; se fosse E15+E15=30)?
Lendo o quadro parece que é uma imposição pelo que escolheria o E15, mas indo pelo conceito de compartimentação parece-me que tem de ser um E45. Qual é a sua opinião?
Ver perfil do usuário
Pedro Barradas

Pontos : 385
Reputação : 15

MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   Seg Mar 17, 2014 9:00 am

Não tenho tido experiências com UTII, pelo que nessa situação pode até ser referente a Ab.
A analogia para Au, vêm das áreas máximas de compartimentação nos postos seguintes do RT-SCIE.

Quanto às portas do elevador. Eu meto coloco sempre requisito E30C. Não se esqueça que a caixa de elevadores já é um compartimento de fogo (paredes e portas) Pelo que é natural que possa ter requisito inferior à estrututra ( excepto se as paredes forem elementos estruturais)
Ver perfil do usuário http://aguamestra.googlepages.com/
Ana Mendes

MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   Seg Mar 17, 2014 9:44 am

Obrigado, Pedro pela sua ajuda e opinião.
Com os melhores cumprimentos
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)   

Áreas máximas de compartimentação corta-fogo (Art.º 18º)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: