www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

NT 22 Plantas de emergência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
dsrsantos

Pontos : 14
Reputação : 0

MensagemAssunto: NT 22 Plantas de emergência   Qui Nov 28, 2013 2:37 pm

Boa tarde a todos,

Estou a elaborar as plantas de emergência para um edíficio industrial UT XII, e sinceramente, ao ler a NT 22 fico com mais dúvidas que certezas, dada a quantidade de incoerencias da mesma.
Estou-me a referir à NT 22 de 01-12-2011, que penso ser a mais actualizada.

1- Refere no ponto 2.3 que a simbologia deve ser de acordo com a ISO 3864-1, mas depois na página 8, na lista de simbolos a utilizar, não são esses que aparecem, são outros, e por sua vez diferentes dos da planta de exemplo!!

2- Na planta de exemplo aparece no final dos caminhos de evacuação a simbologia semelhante às placas fotoluminescentes. Faz sentido colocar isto numa planta de emergencia, quando nem tão pouco aparece nas simbologia? Não seria melhor terminar o caminho com uma seta apenas?

3- Outra dúvida que me surge é: só se colocam setas nos caminhos de evacuação? Nos locais nao se poe nada?

Por fim, acho vergonhoso que as placas afixadas no local tenham a marca do fabricante. A ANPC não devia ser uma autoridade independente, ou é patrocionada por alguém? Bom, que o é, assim como grande parte das suas semelhantes em Portugal, já todos sabemos, mas depois fazer publicidade assim à descarada é que para mim ultrapassa tudo!

Cumprimentos
David
Ver perfil do usuário
Pedro Barradas

Pontos : 385
Reputação : 15

MensagemAssunto: Re: NT 22 Plantas de emergência   Qui Nov 28, 2013 6:39 pm

Indicação do fabricante, fornecedor ou responsável pela execução, não tem nada a haver com publicidade, mas identifica inequivocamente quem produziu a planta.

Quanto à NT22 e suas questões, no site da APSEI, existem os seguintes comentários:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

E a newsletter 25 da SINALUX, sobre as Novas planta de emergência.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Não coloco setas em compartimentos pequenos e/ ou com saidas directas para o exterior ( cola-se nas respectivas saídas)... normalmente apenas se indica os Caminhos de evacuação (os normais e os alternativos)

A NT22, foi retirada de publicação e ainda não foi revista e publicada.
Ver perfil do usuário http://aguamestra.googlepages.com/
dsrsantos

Pontos : 14
Reputação : 0

MensagemAssunto: Re: NT 22 Plantas de emergência   Qui Nov 28, 2013 7:32 pm

Pedro Barradas escreveu:

Indicação do fabricante, fornecedor ou responsável pela execução, não tem nada a haver com publicidade, mas identifica inequivocamente quem produziu a planta.
Sim, mas para definir simbologia não é necessário definir o fabricante... a propria APSEI diz o mesmo nessa página...
Mas adiante!

Pedro Barradas escreveu:

Não coloco setas em compartimentos pequenos e/ ou com saidas directas para o exterior ( cola-se nas respectivas saídas)... normalmente apenas se indica os Caminhos de evacuação (os normais e os alternativos)
Nas saídas colocas o simbolo de saída, semelhante ao pictograma, como vem na planta exemplo da nota técnica, ou setas semelhantes às dos caminhos, como é mais comum ver e vem por exemplo na newsletter da sinalux?

Desde já obrigado
Ver perfil do usuário
Pedro Barradas

Pontos : 385
Reputação : 15

MensagemAssunto: Re: NT 22 Plantas de emergência   Qui Nov 28, 2013 8:12 pm

Seta.
Ver perfil do usuário http://aguamestra.googlepages.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: NT 22 Plantas de emergência   

NT 22 Plantas de emergência
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» EXTRATOS PUROS (PÓ), ERVAS, CHÁS... (plantas para os cabelos)
» EXTRATOS PUROS (PÓ), ERVAS, CHÁS... (plantas para os cabelos)
» Antes e Depois (Futuramente)
» Podemos falar com as plantas e com a natureza ??e elas podem falar também pois tem alguém que elas ouve !!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Planos de Segurança Internos-
Ir para: