www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Ana Mendes




Mensagens : 24
Pontos : 46
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/06/2013

faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta Empty
MensagemAssunto: Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta   faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta EmptyQui Out 31, 2013 6:10 pm

Boa tarde,
Tenho uma dúvida relacionada com o art.º 7 do Regulamento Técnico de SCIE.

Nas zonas das fachadas em que existam diedros de abertura inferior a 135º do presente regulamento, deve ser estabelecida de cada lado da aresta do diedro uma faixa vertical, garantindo a classe de resistência ao fogo padrão indicada a seguir, de acordo com a altura do edifício:
a) Altura não superior a 28 m — EI 30,
b) Altura superior a 28 m — EI 60.

A largura das faixas referidas no número anterior não deve ser inferior à indicada a seguir, em função do ângulo de abertura do diedro:
a) Ângulo de abertura não superior a 100º — 1,5 m,
b) Ângulo de abertura superior a 100º e não superior a 135º — 1 m.


Eu no projecto tenho uma situação parecido com a da imagem abaixo. Da leitura do regulamento e pelo facto de ter um diedro entre 2 compartimentos corta-fogo diferentes vou ter de ter uma faixa de 1,5 m de largura com EI30 (linha a verde).
A minha dúvida é a seguinte: a janela pode manter-se no sitio onde está ou não? Fará sentido 1,5 m de cada lado da aresta quando uma das arestas do diedro é uma parede sem vãos?

faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta AfjGqBD

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta Empty
MensagemAssunto: Re: Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta   faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta EmptySex Nov 01, 2013 10:37 am

Percebo a duvida, é uma questão a discutir para as revisões do regulamento, mas provavelmente se isso for permitido, o nível de exigência poderá aumentar na aresta com proteção.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Mendes




Mensagens : 24
Pontos : 46
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/06/2013

faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta Empty
MensagemAssunto: Re: Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta   faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta EmptySex Nov 01, 2013 12:16 pm

Sim, concordo, também já tinha feito essa análise. De qualquer modo vou seguir o que está na legislação e dizer ao arquitecto para mudar a janela.
Cumprimentos e obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta Empty
MensagemAssunto: Re: Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta   faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta EmptySex Nov 01, 2013 3:47 pm

Neste caso em apreço, eu não concordo Wink
O diedro é do mesmo edificio (isto é importante).
Apesar de compartimento de fogo distinto, se garantir na fachada do diedro, oposta à janela resistência EI 30 ou EI60, não me parece que se aplique esta imposicção do RT-SCIE.

Continuam salvaguardadas as condições de segurança.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta Empty
MensagemAssunto: Re: Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta   faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta EmptyTer Nov 05, 2013 12:14 pm

Pessoalmente eu também considero que se a fachada do compartimento corta-fogo 2 dispuser da classe de resistência EI 30 ou EI 60 não fará sentido considerar a resistência na outra direção, pelo que eu manteria a janela na localização apresentada.

Aliás se tentarmos analisar o porque do surgimento desta exigência, verifica-se que é para evitar que um incêndio galgue de um compartimento corta-fogo para o outro através das janelas (que normalmente são os elementos mais frágeis da fachada). Ora, eu pessoalmente considero que admitir uma fachada em diedro onde se garante uma faixa de proteção de 1,5 metros para cada lado ou uma faixa de 3 metros apenas de um dos lados (considerando por exemplo que a janela está colada à "esquina"), é até do ponto de vista real até mais benéfico para a segurança, pois o incêndio terá mais dificuldade em percorrer estes 3 metros.

Já tenho feito projetos com esta indicação e descrevendo a mesma na MD e nunca tive problemas e considero igualmente que pese embora não sendo uma leitura à letra do regulamento é uma situação ainda mais benéfica.

Posto isto eu não alteraria a localização da janela, embora indicasse na MD que a compartimentação entre compartimentos corta-fogo mantém-se efetiva.

Reitero novamente que se trata de uma opinião pessoal.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta Empty
MensagemAssunto: Re: Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta   faixa - Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Diedros - faixa lateral de cada lado da aresta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Faixa de operação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: