www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Lares de idodos - caminhos de evacuação

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
hamr




Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013

Lares de idodos - caminhos de evacuação Empty
MensagemAssunto: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Lares de idodos - caminhos de evacuação EmptyTer Jun 18, 2013 10:10 am

Caros colegas,

Estou a estudar um projeto de SCIE, onde me deparo com a seguinte dúvida:
Num edifício para lares de idosos (UT V) da 3ª CR obrigam à existência de vias verticais de evacuação (2 no mínimo) cujas distâncias a percorrer em caminhos horizontais de evacuação sejam a 10m ou 20m (impasse ou não impasse). No entanto nada é referido sobre os ascensores.
Em caso de emergência, como é que possíveis acamados são evacuados? Há obrigatoriedade de um ascensor próprio em cada uma das vias verticais de evacuação para este auxílio?

Obrigado.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

Lares de idodos - caminhos de evacuação Empty
MensagemAssunto: Re: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Lares de idodos - caminhos de evacuação EmptyTer Jun 18, 2013 1:25 pm

Boa tarde,

Do meu entendimento a nossa legislação não obriga em caso algum à existência de elevadores com capacidade para evacuação de pessoas em macas. Indicam-se os critérios que estes devem cumprir caso sirvam esse propósito, mas não encontro em nenhum local do regulamento uma obrigatoriedade de inclusão dos mesmos.

O que eu tenho normalmente feito, é tentar garantir que pelo menos um dos elevadores tenha essa capacidade (não esquecer a questão da ante-câmara (CCF) no acesso), mas puramente por sensibilidade pessoal e não por obrigatoriedade regulamentar...

Ainda assim, gostava de saber opinião de outros colegas, uma vez que esta questão já me atormentou durante algum tempo e continua a deixar-me um pouco de pé atrás.
Ir para o topo Ir para baixo
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

Lares de idodos - caminhos de evacuação Empty
MensagemAssunto: Re: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Lares de idodos - caminhos de evacuação EmptyTer Jun 18, 2013 3:50 pm

Na minha opinião o regulamento apenas obriga o uso desse tipo de elevadores no caso de edifícios com mais de 28m ou mais de 2 pisos abaixo do plano de referencia.

A referencia a esse tipo de elevadores aparece nas alíneas a), b) e c) do numero 5 do art 104º relativo aos elevadores para uso de bombeiros.

Assim penso que em edifícios com mais de 28m ou mais de 2 pisos abaixo do plano em que existam acamados é sempre obrigatório o uso desse tipo de elevadores para evacuação de acamados e simultaneamente uso dos bombeiros.

Atenção que existem 2 medidas da cabine deste tipo de elevadores

1,1 m x 2,1 m Para evacuação de pessoas em camas ou macas

1,3 m x 2,4 m; Para evacuação de pessoas acamadas com assistência medica (caderno técnico 4 estabelecimentos de apoio a idosos) e art 235 RT-SCIE.

Nos restantes casos apenas basta que as vias de evacuação e saídas estejam dimensionadas com o fator de correção 1.3 com o mínimo de 2 UP com a exceção de locais onde existam menos de 3 acamados onde as saídas podem ter 1.1m (ponto c do nº 4 do art 56º) e as CCF se existirem cumprirem o art 233º.

Claro que devemos aconselhar e convencer o promotor das vantagens em o edifício ter 1 elevador para evacuação de acamados mesmo que não seja obrigatório.
Ir para o topo Ir para baixo
hamr




Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013

Lares de idodos - caminhos de evacuação Empty
MensagemAssunto: Re: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Lares de idodos - caminhos de evacuação EmptyQua Jun 19, 2013 4:45 pm

Antes de mais, agradeço as respostas.

Vão de encontro ao que eu pensava. Não existe em qualquer lado a obrigatoriedade destes elevadores. No entanto como medida adicional e como regra de "bom senso", poder-se-á prever a adoção de um elevador com as dimensões de 1,1 x 2,1m para casos de emergência, com CCF no acesso em pisos que não o r/c.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lares de idodos - caminhos de evacuação Empty
MensagemAssunto: Re: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Lares de idodos - caminhos de evacuação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lares de idodos - caminhos de evacuação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Portão de evacuação de abertura automática
» Vias e caminhos
» Cálculo do efectivo em Lares de Idosos.
» Vias de Evacuação Elevadas
» Vias verticais de evacuação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: