www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Lares de idodos - caminhos de evacuação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
hamr

Pontos : 4
Reputação : 0

MensagemAssunto: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Ter Jun 18, 2013 10:10 am

Caros colegas,

Estou a estudar um projeto de SCIE, onde me deparo com a seguinte dúvida:
Num edifício para lares de idosos (UT V) da 3ª CR obrigam à existência de vias verticais de evacuação (2 no mínimo) cujas distâncias a percorrer em caminhos horizontais de evacuação sejam a 10m ou 20m (impasse ou não impasse). No entanto nada é referido sobre os ascensores.
Em caso de emergência, como é que possíveis acamados são evacuados? Há obrigatoriedade de um ascensor próprio em cada uma das vias verticais de evacuação para este auxílio?

Obrigado.
Cumprimentos
Ver perfil do usuário
Uriel

Pontos : 258
Reputação : 30

MensagemAssunto: Re: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Ter Jun 18, 2013 1:25 pm

Boa tarde,

Do meu entendimento a nossa legislação não obriga em caso algum à existência de elevadores com capacidade para evacuação de pessoas em macas. Indicam-se os critérios que estes devem cumprir caso sirvam esse propósito, mas não encontro em nenhum local do regulamento uma obrigatoriedade de inclusão dos mesmos.

O que eu tenho normalmente feito, é tentar garantir que pelo menos um dos elevadores tenha essa capacidade (não esquecer a questão da ante-câmara (CCF) no acesso), mas puramente por sensibilidade pessoal e não por obrigatoriedade regulamentar...

Ainda assim, gostava de saber opinião de outros colegas, uma vez que esta questão já me atormentou durante algum tempo e continua a deixar-me um pouco de pé atrás.
Ver perfil do usuário
wandering

Pontos : 127
Reputação : 8

MensagemAssunto: Re: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Ter Jun 18, 2013 3:50 pm

Na minha opinião o regulamento apenas obriga o uso desse tipo de elevadores no caso de edifícios com mais de 28m ou mais de 2 pisos abaixo do plano de referencia.

A referencia a esse tipo de elevadores aparece nas alíneas a), b) e c) do numero 5 do art 104º relativo aos elevadores para uso de bombeiros.

Assim penso que em edifícios com mais de 28m ou mais de 2 pisos abaixo do plano em que existam acamados é sempre obrigatório o uso desse tipo de elevadores para evacuação de acamados e simultaneamente uso dos bombeiros.

Atenção que existem 2 medidas da cabine deste tipo de elevadores

1,1 m x 2,1 m Para evacuação de pessoas em camas ou macas

1,3 m x 2,4 m; Para evacuação de pessoas acamadas com assistência medica (caderno técnico 4 estabelecimentos de apoio a idosos) e art 235 RT-SCIE.

Nos restantes casos apenas basta que as vias de evacuação e saídas estejam dimensionadas com o fator de correção 1.3 com o mínimo de 2 UP com a exceção de locais onde existam menos de 3 acamados onde as saídas podem ter 1.1m (ponto c do nº 4 do art 56º) e as CCF se existirem cumprirem o art 233º.

Claro que devemos aconselhar e convencer o promotor das vantagens em o edifício ter 1 elevador para evacuação de acamados mesmo que não seja obrigatório.
Ver perfil do usuário
hamr

Pontos : 4
Reputação : 0

MensagemAssunto: Re: Lares de idodos - caminhos de evacuação   Qua Jun 19, 2013 4:45 pm

Antes de mais, agradeço as respostas.

Vão de encontro ao que eu pensava. Não existe em qualquer lado a obrigatoriedade destes elevadores. No entanto como medida adicional e como regra de "bom senso", poder-se-á prever a adoção de um elevador com as dimensões de 1,1 x 2,1m para casos de emergência, com CCF no acesso em pisos que não o r/c.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Lares de idodos - caminhos de evacuação   

Lares de idodos - caminhos de evacuação
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A Paz de Deus e a Graça de Jesus Cristo esteja em Todos os lares.
» Todos os caminhos levam a Deus? Quem crê fará os mesmos milagres e ainda maiores?
» Com o Que se Parece Uma Reunião da Igreja Sob a Direção Direta de Cristo Hoje em Dia?
» TRANSNORDESTINA LOGISTICA S.A. - O CEARÁ TRILHANDO NOVOS CAMINHOS

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Fichas, Projectos e Planos :: Projectos de Segurança Contra Incêndios-
Ir para: