www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Local risco C - Fogão a Gás

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
joaocarloscunha




Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/10/2012

Risco - Local risco C - Fogão a Gás Empty
MensagemAssunto: Local risco C - Fogão a Gás   Risco - Local risco C - Fogão a Gás EmptyQui Out 25, 2012 11:36 pm

Bom noite,

Primeiro de tudo gostava de me apresentar (João Cunha), e felicitar os autores e membros deste forum, pela participação e partilha de conhecimentos.

A minha dúvida é a seguinte:

Fui contactado pelo proprietario de um café snack/bar, pois o mesmo já se encontra aberto ao publico á alguns anos e só agora lhe foi pedido o projeto de segurança do mesmo para licenciamento da actividade (enfim)...

Sendo uma UT VII que se enquadra na 1ª cat de risco (ficha de segurança), a minha duvida está na cozinha (local de risco C ou não).
Apos uma visita ao estabelecimento, verifiquei que na cozinha existe um fogão de lenha (já se enquadra em local de risco C, pois utiliza combustiveis solidos) e também um fogão a gás com 4 queimadores.
Como o proprietario vai tirar o fogão a lenha, necessito de saber se a potencia util instalada é superior a 20Kw.
1º Duvida - A potencia util instalada é de todos os equipamentos (incluindo o fogão a gás)?
2º Duvida - Tendo de incluir o fogão a gás, como sei a potencia de cada queimador, visto o proprietario não ter nenhum doc técnico do fogão e o mesmo já não ter nada visivel (marca, modelo....nada).

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

Risco - Local risco C - Fogão a Gás Empty
MensagemAssunto: Re: Local risco C - Fogão a Gás   Risco - Local risco C - Fogão a Gás EmptySex Out 26, 2012 7:44 am

Acima de 20kW de Pu (potência útil) dos aparelhos a gás instalados é local de risco C, assim como se os equipamentos electricos passarem dos 250kW.

Qq fogão domestico ou industrial, passa dos 20Kw. Com 4 queimadores concerteza é inferior a 50kW.
E esquentador existe? se sim tem de somar mais esta potência... os esquentadores também andam perto dos 20kW e frequentemente ultrapassam esse limiar.

Como é a alimentação de gás, posto de garrafas exterior, canalizado (Propano ou Natural) ou botija dentro da cozinha?

Não se esqueça que terá de prever um sistema automático de detecção de gás combustivel, que efectue o corte automático do combustivel. ver as condições de instalação no RT-SCIE.

A maneira de extrapolar a potência do fogão é ver a ficha técnica de equipamentos equivalentes. Aqui o importante é balizar a potencia instalada, portanto assegurar-se que anda entre os 20 e os 70kW. ( >70kW é local de risco C+)
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
 
Local risco C - Fogão a Gás
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Local de Risco C
» Local de Risco D ou E
» Local de Risco B
» Local de risco especifico
» Alojamento Local

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: