www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Locais de risco E

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

LOCAIS - Locais de risco E Empty
MensagemAssunto: Locais de risco E   LOCAIS - Locais de risco E EmptyQui Fev 16, 2012 2:59 pm

Olá boa tarde,

Venho expor a seguinte situação:

Uma farmácia (UTVIII) da 1º categoria de risco possui uma zona de armazenagem que por exceder 20% da área bruta total será uma UT XII.

Este espaço de armazenagem possui ligação a um pequeno quarto de descanso utilizado quando a farmácia está de serviço a noite toda.

A minha duvida é se este espaço de descanso pode estar ligado ao armazém.
E se será um local de risco E inserido na UT VIII ou na UT XII.
Embora a definição de local de risco E não contemple quartos inseridos nestas UT.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
bmf

bmf


Mensagens : 23
Pontos : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/02/2012
Idade : 40

LOCAIS - Locais de risco E Empty
MensagemAssunto: Re: Locais de risco E   LOCAIS - Locais de risco E EmptyQui Fev 16, 2012 11:42 pm

Relativamente à sua dúvida questiono se está a calcular a área do armazenamento como o quociente da área bruta do armazenamento com a área bruta total (farmácia + armazenamento) ou está a calcular os 20% como o quociente da área bruta do armazenamento com a área bruta da "farmácia" (área total - área do armazenamento)?

Caso seja superior a 20% deve ser UTXII.

Relativamente ao espaço de descanso não chamaria quarto mas sim uma sala de estar ou algo similar, no sentido de a catalogar como LR A. Que área possui a zona de armazenagem? É um local de risco C?

Cumprimentos



Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

LOCAIS - Locais de risco E Empty
MensagemAssunto: Re: Locais de risco E   LOCAIS - Locais de risco E EmptySex Fev 17, 2012 9:31 am

Boas..

Isto das UT's mistas.. temos de ser realistas... e no caso em apreço, tenho dificuldades em aceitar a constituição de uma UT XII, para a zona de armazenamento de uma farmácia.

Além de que dúvido que consiga calcular a DCIM... por falta de dados.

Penso que deve ser classificado sempre como local risco C ou C+. Atenção ao volume de liquidos inflamáveis armazenados...

Quanto ao quarto de descanso, independentemente do mesmo estar omisso para UT VIII, deveria ser considerado local de risco E... mas estar a compartimentar também o quarto... numa farmácia... estaremos a penalizar... penso eu, desadequadamente, num estabelecimento relativamente pequeno... (nesse caso não sei, mas nas farmácas que tenho projecado com quarto, existe cama)



Penso que estas questões tem de ser ponderadas e analisadas face ao projecto de arquitectura patenteado e ás condicionantes do mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

LOCAIS - Locais de risco E Empty
MensagemAssunto: Re: Locais de risco E   LOCAIS - Locais de risco E EmptySex Fev 17, 2012 10:50 am

Olá bom dia,

Estou a calcular os 20% como sendo o quociente entre a área bruta de armazenagem com a área bruta total (armazenamento + farmácia).

A farmácia tem uma área bruta total de 200 m2 e a área bruta de armazenagem é de de 58 m2 o que é quase 30 %.

No calculo da DCIM pelo método probabilístico o despacho contempla armazenamento de produtos farmacêuticos o que com as contas dá 2º categoria de risco pois possui uma pequena área de laboratório (7 m2), logo não exclusivamente armazenagem (implica carretéis, sprinklers, bombas de incêndio)...

Parece-me bastante desadequado mas não estou a ver outra solução, e ainda por cima a farmácia vai ser instalada num edifico existente onde a arquitetura não é muito "manipulável".
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

LOCAIS - Locais de risco E Empty
MensagemAssunto: Re: Locais de risco E   LOCAIS - Locais de risco E EmptySex Fev 17, 2012 10:55 am

O despacho.. nos produtos farmaceuticos, não é para armazenamento, é somente contemplado a fabricação/reparação.



EDIT: experimetne fazer as contas pela area util de armazenagem, sobre a area bruta da fracção.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
wandering




Mensagens : 93
Pontos : 127
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/06/2011
Localização : Lisboa

LOCAIS - Locais de risco E Empty
MensagemAssunto: Re: Locais de risco E   LOCAIS - Locais de risco E EmptySex Fev 17, 2012 11:00 am

Olá mais uma vez

O despacho contempla Armazéns de produtos farmacêuticos, tem um qvi de 800 MJ/m3.

Fazendo as contas com a área util de armazenamento já dava mas o regime jurídico fala em área bruta...
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Barradas

Pedro Barradas


Mensagens : 340
Pontos : 386
Reputação : 16
Data de inscrição : 16/04/2010
Localização : ALENTEJO

LOCAIS - Locais de risco E Empty
MensagemAssunto: Re: Locais de risco E   LOCAIS - Locais de risco E EmptySex Fev 17, 2012 11:45 am

wandering escreveu:

O despacho contempla Armazéns de produtos farmacêuticos, tem um qvi de 800 MJ/m3.


LOLOl.. tens razão.

wandering escreveu:


Fazendo as contas com a área util de armazenamento já dava mas o regime jurídico fala em área bruta...

... diz que o espaço deve ser inferior a 20% da Ab afecta à UT VIII...

é minha opinião que dá para considerar a Au (espaço)
Ir para o topo Ir para baixo
http://aguamestra.googlepages.com/
Conteúdo patrocinado





LOCAIS - Locais de risco E Empty
MensagemAssunto: Re: Locais de risco E   LOCAIS - Locais de risco E Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Locais de risco E
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Local de Risco C
» recuperador de calor em locais de risco D
» Locais de Risco - Centro de saúde
» Reacção ao fogo dos materiais de construção- Locais risco B- vias horizontais
» Locais de estacionamento num edificio habitacional

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: