www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Eunice




Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/06/2011

cálculo - Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada Empty
MensagemAssunto: Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada   cálculo - Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada EmptySex Jan 06, 2012 12:29 pm

Bom dia a todos
Estou agora a dar os primeiros passos nos assuntos de SCIE e é a primeira vez que participo no fórum. Estou a tentar elaborar as MAP para a empresa onde trabalho e surge-me à partida uma dúvida que espero que alguém mais experiente e entendido na matéria me consiga esclarecer. A minha empresa um edificio de UT XII, trata-se de uma fábrica de produção de estruturas metálicas, onde temos actividades como soldadura, pintura, serralharia, etc. O pavilhão é amplo, não existe qualquer compartimentação corta-fogo das várias actividades.
A minha questão é: que actividade devo considerar para o cálculo da densidade da carga de incêndio (qsi)?? não faz sentido fazer para cada actividade uma vez que não existe qualquer compartimentação corta fogo. será correcto escolher a actividade de maior qsi e aplicar à fábrica toda??? A listagem do despacho 2074/2009, também me parece um pouco desajustada em certas situações, por exemplo, onde enquadro a pintura manual ou mesmo mecânica nesta listagem Question

Se alguém me conseguir dar uma orientação no assunto, agradecia scratch

Cmprts
Ir para o topo Ir para baixo
Uriel




Mensagens : 194
Pontos : 283
Reputação : 39
Data de inscrição : 25/10/2010

cálculo - Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada Empty
MensagemAssunto: Re: Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada   cálculo - Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada EmptySex Jan 06, 2012 2:15 pm

Embora não haja compartimentação, a formula se reparar bem é um somatório, logo pode somar as diversas atividades. Também pode fazer de forma individual e no final diluir pela área toda... Smile

Não esquecer que o despacho tem uma gralha e a área (Si) que se encontra em denominador não é igual à área (Si) do numerador. A do denominador deve ser área total do compartimento corta-fogo (St). Como no seu caso tem apenas um compartimento, a St é a área total da fábrica. No numerador vai fazendo uma soma acumulada das diferentes atividades em função da área que ocupam.

Sim, muitas vezes não é fácil encontrar as atividades que pretendemos, nem usar o despacho... Temos de ser críticos e tentar arranjar uma atividade que se aproxime da que pretendemos, sem que penalize muito o nosso cálculo, nem ajudo em demasia...

Espero ter ajudado Very Happy ,
RD
Ir para o topo Ir para baixo
Eunice




Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/06/2011

cálculo - Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada Empty
MensagemAssunto: Re: Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada   cálculo - Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada EmptySex Jan 06, 2012 2:30 pm

Ajudou sim, obrigado por ter respondido! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





cálculo - Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada Empty
MensagemAssunto: Re: Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada   cálculo - Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cálculo da densidade da carga de incêndio modificada
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Densidade de carga de incêndio modificada
» Densidade de Carga de Incêndio Modificada - Armazém
» Dúvida no Cálculo da Densidade de Carga de Incêndio
» Calculo da carga de incêndio modificada
» Carga de incêndio Modificada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: