www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Manutenção extintores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
CADF



Mensagens : 21
Pontos : 30
Reputação : -1
Data de inscrição : 09/12/2010

MensagemAssunto: Manutenção extintores   Seg Dez 13, 2010 12:09 am

Os extintores portáteis possuem actualmente e de acordo com a NP 4413:2006 a inspecção trimestral e a manutenção anual. A inspecção trimestral é ainda do desconhecimento de muitos sendo a manutenção anual do conhecimento geral. De realçar ainda que a vida útil de um extintor é de 20 anos, excepto no caso do extintor de CO2 que tem uma vida util de 30 anos.
A relevância deste assunto prende-se com o facto desta norma como outras que são referenciadas no RT SCIE (Port. 1532/2008, 29Dez) terem neste momento um "peso" de um requisito legal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
klazpt



Mensagens : 31
Pontos : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/03/2010

MensagemAssunto: Re: Manutenção extintores   Qui Dez 16, 2010 12:26 am

Não percebi onde está a duvida, ou qual é a questão que desejavas colocar.

Sempre foi um requesito legal ter-se os extintores em ordem, o que pressupõe estarem com as datas de manutenção em dia.

O óbice aqui é a tal "inspecção"" trimestral... Por um lado não fará muito sentido se atendermos a que o cliente terá que pagar por isso uma vez que a manutenção de extintores deve ser feita por empresa inscrita na ANPC (o que implica empresa certificada pela NP 4413) e por sua vez por técnico ambém inscrito na ANPC.

Ora, isso implica pagamento. As empresas não estarão dispostas a trabalhar gratuitamente. Por outro lado as empresas (clientes) não estarão muito a fim de pagar 4 vezes por ano para um trabalho em quase tudo similar (ao anual).

Levado ao sério, se após a "vistoria" trimestral feita por um leigo um extintor não funcionar, que responsabilidade apontar e a quem?

Há coisas que ainda me confundem nestas coisas "simples" da segurança
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
CADF



Mensagens : 21
Pontos : 30
Reputação : -1
Data de inscrição : 09/12/2010

MensagemAssunto: Re: Manutenção extintores   Qui Dez 16, 2010 11:13 pm

Esta informação tinha apenas o objectivo de informar que a inspecção trimestral é importante e pode/deve ser feita pela Organização de Segurança SCIE da UT, não leio em lado nenhum que tenha de ser feito por empresa certificada é uma inspecção simples. Não vamos complicar.
O que se passa é que se "trimestralmente" ninguém "inspeccionar" um extintor se calhar só ao fim de uma ano se detectará uma anomalia e assim escusava de ver tantos extintores com ponteiro do manómetro na zona vermelha (inferior de pressão, porque também podem estar com pressão a mais), extintores sem selo, extintores obstruidos, extintores deslocados.
A inspecção timestral é simples mas decisiva para evidenciarmos, por exemplo, a nossa postura preventiva no tratamento dos sistemas e equipamentos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
klazpt



Mensagens : 31
Pontos : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/03/2010

MensagemAssunto: Re: Manutenção extintores   Sab Dez 25, 2010 7:06 pm

Até concordo com esse ponto de vista, no entanto acho que de certo modo não fará sentido alguém que não seja um apregoado "técnico de manutenção de extintores" certificado (outra coisa bizarra atendendo à forma como), possa fazer inspecção dos mesmos.

Outro ponto bizarro e só porque foi mencionado pelo nosso companheiro CADF, é a questão dos referidos equipamentos estarem obstruidos. Ou melhor, o acesso aos mesmos esteja obstruido ou de alguma forma dificultado pela colocação de outros equipamentos (ex: maquinas) à frente ou até por tantas vezes servirem de cabide a vestuário, rolos de cabo, etc, etc...

Não está consagrado na NP 4413 que isso seja mencionado no relatório. Por outro lado, a vinculação do cliente a demandas / recomendações do técnico é simplsmente ZERO. excepto na declaração de não conformidade de algum equipamento e mesmo assim, só no aspecto em que a manutenção do mesmo não é efectuada.

Alem desse ponto nada obriga (obriga não num sentido compulsivo) a que alguem tenha que cumprir determinadas regras, nem sequer as mais elementares, de higiene (limpeza), conservação e perservação dos extintores.

Chega-se ao ponto de extintores virem para a manutenção com camadas de gordura ou outro tipo de lixos que formam (quase) uma parede mais expessa que a própria parede de metal da botija do extintor.

Nem se fala dos ninhos de baratas, aracnídeos e outros bicharocos que saiem dos manipulos, mangueiras...

Também não se fala da colocação dos mesmos nos locais mais "coisos", nem da altura... nem de...

Enfim, alem das tais inspecções, o "famoso" técnico credenciado, cuja regulamentação / categoria profissional ainda nem sequer está regulamentada (coisa estranha ?? !!) devia ter mais alguma latitude de modo a poder vincular o seu parecer ao destinatário do mesmo...

Afinal. o cliente acaba por temer (essa é a expressão exacta) a famosa "vistoria" dos técnicos de HST do que outro qualquer quando esses nem sequer poder decisório têm no que respeita aos equipamentos....

Portuguesices, digo eu...

...com os nervos :-)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
shok



Mensagens : 43
Pontos : 51
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/10/2011
Idade : 36
Localização : Macedo de cavaleiros

MensagemAssunto: Re: Manutenção extintores   Dom Out 16, 2011 11:25 pm

As inspecçoes trimestais são efectuadas pelo responsavel de segurança da propria empresa ou por alguem a quem esse mesmo atribuiu funções.

Esta inspecção não é nada mais nada menos que a elaboração de um relatório das condições em que se encontrava o extintor á data dessa verificação, se o extintor está bem sinalizado, se está dentro a validade, se o seu acesso não está obstruído e principalmente se está com carga, pois o que acontece muito em fabricas grandes, escolas e locais onde passe muita gente alguém descarrega o extintor e não informa ninguém que esse mesmo foi descarregado, depois se ele for mesmo necessário não tem carga Sad.

Se o responsável de segurança da empresa não quiser estar com esse trabalho pode contratar quem lhe faça isso, normalmente quem vai fazer esse relatório são os técnicos de higiene e segurança responsáveis pelo haccp, mas isto é só se estes quiserem e a troco de euros como é lógico.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Manutenção extintores   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Manutenção extintores
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Apostila de manutenção de Playstation 1 e 2 ilustrada!
» Manutenção Forno a Lenha
» Manutenção de masseira
» Manutenção de forno DI VOLPI
» Manutenção de forno a lenha *** OSASCO ***

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.rjscie.com :: Área técnica :: Meios de Extinção-
Ir para: