www.rjscie.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
www.rjscie.com

Segurança Contra Incêndios em Edifícios
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício

Ir para baixo 
+12
filjoa
Franco
HerbaKing
Ruizinho
zenden
andrerosado
RO
silviamarinho
Philos
klazpt
vitor
Admin
16 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 29
Pontos : 66
Reputação : 4
Data de inscrição : 31/08/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQui Set 10, 2009 1:52 pm

Está disponível a versão 0.1 da Ferramenta de cálculo de categoria de risco.
Permite o cálculo da categoria de risco do edifício e das utilizações tipo.
Download aqui
Agradeço que comentários e sugestões ao seu desenvolvimento sejam colocados neste tópico.


Última edição por Admin em Qua Set 23, 2009 10:39 pm, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.piso1.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 29
Pontos : 66
Reputação : 4
Data de inscrição : 31/08/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQui Set 10, 2009 1:52 pm

Nova Versão 0.21 (Junho 2010)
Download aqui
Correcção:
-Introduzidos campos em falta no cálculo de efectivo


Versão 0.2 (Abril 2010)
Download aqui
Novidades:
-Cálculo de Efectivo

Agradeço sugestões de funcionalidades. Agradeço a quem desenvolva funcionalidades adicionais na folha de cálculo as partilhe aqui.


Última edição por Admin em Seg Jun 21, 2010 4:09 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Nova versão 0.2)

fvieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.piso1.com
vitor




Mensagens : 5
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/09/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQui Set 10, 2009 6:05 pm

Excelente post ...

cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
klazpt




Mensagens : 31
Pontos : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/03/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyDom Abr 25, 2010 6:01 pm

Na minha opinião está bastante funcional.

Será que já há alguma actualização(zinha)?? Ou melhoramentos...

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 29
Pontos : 66
Reputação : 4
Data de inscrição : 31/08/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptySeg Abr 26, 2010 9:14 am

Acrescentada nova versão 0.2 (ver tópicos iniciais).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.piso1.com
klazpt




Mensagens : 31
Pontos : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/03/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptySáb maio 01, 2010 8:31 pm

Desculpa, não tinha visto. Acho q li depressa demais :-)

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Philos




Mensagens : 24
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptySeg Jun 07, 2010 9:28 am

Porque é que não colocaram todos os índices?
O quadro XXVII começa na página 9064 da portaria 1532 de 2008.
Obrigado!
Os meus parabéns pelo fórum!!!

JC1265 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 29
Pontos : 66
Reputação : 4
Data de inscrição : 31/08/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyTer Jun 08, 2010 6:30 pm

Bem visto, logo que possível será carregada uma versão com todos os índices.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.piso1.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 29
Pontos : 66
Reputação : 4
Data de inscrição : 31/08/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptySeg Jun 21, 2010 4:11 pm

Versão 0.21 já carregada com as correcções ao cálculo do efectivo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.piso1.com
klazpt




Mensagens : 31
Pontos : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/03/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptySeg Jun 21, 2010 10:11 pm

Boa!!

Obrigado e continuação de bom trabalho
Ir para o topo Ir para baixo
silviamarinho




Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/08/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Parque temático de diversões ao ar livre   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQua Ago 25, 2010 8:50 pm

Boa noite,

Antes de mais muito obrigado pelos documentos que está a disponibilizar são bastantes uteís.
Estou a calcular o efectivo de um Parque temático de diversões ao ar livre, e estou com sérias dúvidas.
De acordo, com o que elaborou qual as sugestões que acha que devo ter em atenção???
Depois de analisar o despacho para calcular a carga de incêdio, a meu ver, como tem bastantes divertimentos, deveria usar as máquinas para calcular a carga de incêndo, ou que tipo de opinião tem sobre está actividade???

Grata pela atenção

Sílvia
Ir para o topo Ir para baixo
RO




Mensagens : 207
Pontos : 371
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/10/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQui Ago 26, 2010 4:58 am

silviamarinho escreveu:
Boa noite,

Antes de mais muito obrigado pelos documentos que está a disponibilizar são bastantes uteís.
Estou a calcular o efectivo de um Parque temático de diversões ao ar livre, e estou com sérias dúvidas.
De acordo, com o que elaborou qual as sugestões que acha que devo ter em atenção???
Depois de analisar o despacho para calcular a carga de incêdio, a meu ver, como tem bastantes divertimentos, deveria usar as máquinas para calcular a carga de incêndo, ou que tipo de opinião tem sobre está actividade???

Grata pela atenção

Sílvia

Á partida parque temático não necessita de calcular a carga de incêndio (apenas para a UTXI e UTXII) a menos que tenha locais de risco C que queira confirmar se sobem para C agravado.
Ir para o topo Ir para baixo
silviamarinho




Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/08/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQui Ago 26, 2010 8:26 am

Bom dia,

Em relação, ao calculo dos efectivos o parque possui uma area de 75000 m2, consultando a legislação nos espaços não colocaram parques de diversão ao ar livre, o único espaço que posso associar ou é, espaços em oceanarios , aquarios e jardins botânicos ou, espaços ocupados pelo publico em outros locais de exposição e feiras.
Na sua opinião qual é o mais aconselhavel????

No entanto, sabendo que a entrada diaria no parque não ultrapassa as 500 pessoas devemos ou não considerar o valor obtido nos calculos?????

Grata pela sua atenção,

Sílvia

Ir para o topo Ir para baixo
RO




Mensagens : 207
Pontos : 371
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/10/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptySex Ago 27, 2010 12:14 am

silviamarinho escreveu:
Bom dia,

Em relação, ao calculo dos efectivos o parque possui uma area de 75000 m2, consultando a legislação nos espaços não colocaram parques de diversão ao ar livre, o único espaço que posso associar ou é, espaços em oceanarios , aquarios e jardins botânicos ou, espaços ocupados pelo publico em outros locais de exposição e feiras.
Na sua opinião qual é o mais aconselhavel????

No entanto, sabendo que a entrada diaria no parque não ultrapassa as 500 pessoas devemos ou não considerar o valor obtido nos calculos?????

Grata pela sua atenção,

Sílvia


Penso que este será um bom caso para aplicar a perigosidade atipica (devido às dimensões em planimetria) e justificar qua no máximo entram 500 pessoas e q haverá um sistema (controlo de acessos) que não deixa permanecer no recinto mais de 500 pessoas. Já existe essa possibilidade nas condições especificas dos museus e galerias de arte.
Ir para o topo Ir para baixo
andrerosado




Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/01/2011

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: classificação categoria de risco   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQua Fev 02, 2011 12:11 pm

Para classificar correctamente a categoria de risco de uma clinica dentaria integrada num edificio de habitacao deparo-me com um problema.
A clinica encontra-se num 4º andar (5ºpiso,, a 12 metros da cota de soleira) desse edifício e desenvolve-se apenas num piso. Dever-se-á considerar de 1ª categoria de risco por se desenvolver apenas num piso ou na 3ª por estar entre 9 e 28 metros de altura?
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
zenden




Mensagens : 23
Pontos : 37
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/04/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQua Fev 02, 2011 1:07 pm


Apesar da Clinica se encontrar num 4º andar deverá tomar para calculo da categoria de risco a altura da utilização-tipo em causa (clinica dentária) e não a do prédio.

Ir para o topo Ir para baixo
RO




Mensagens : 207
Pontos : 371
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/10/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQua Fev 02, 2011 1:17 pm

andrerosado escreveu:
Para classificar correctamente a categoria de risco de uma clinica dentaria integrada num edificio de habitacao deparo-me com um problema.
A clinica encontra-se num 4º andar (5ºpiso,, a 12 metros da cota de soleira) desse edifício e desenvolve-se apenas num piso. Dever-se-á considerar de 1ª categoria de risco por se desenvolver apenas num piso ou na 3ª por estar entre 9 e 28 metros de altura?
obrigado

3ª cat de risco a altura mede-se entre o plano de referência e a cota do pavimento da clinica
Ir para o topo Ir para baixo
andrerosado




Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/01/2011

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: obrigado!   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQua Fev 02, 2011 1:28 pm

Para classificar correctamente a categoria de risco de uma clinica dentaria integrada num edificio de habitacao deparo-me com um problema.
A clinica encontra-se num 4º andar (5ºpiso,, a 12 metros da cota de soleira) desse edifício e desenvolve-se apenas num piso. Dever-se-á considerar de 1ª categoria de risco por se desenvolver apenas num piso ou na 3ª por estar entre 9 e 28 metros de altura?
obrigado[/quote]

3ª cat de risco a altura mede-se entre o plano de referência e a cota do pavimento da clinica[/quote]


Ir para o topo Ir para baixo
zenden




Mensagens : 23
Pontos : 37
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/04/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQui Fev 03, 2011 5:07 pm

A utilização-tipo não é o prédio todo, mas sim o 3º piso. Altura da Utilização-Tipo art.º2 do Decreto-lei, refere que é a diferença de cota entre o plano de referencia e o pavimento do ultimo piso acima do solo susceptivel de ocupação por essa utilização tipo
Ir para o topo Ir para baixo
Ruizinho




Mensagens : 30
Pontos : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2010

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQui maio 26, 2011 11:56 am

zenden escreveu:
A utilização-tipo não é o prédio todo, mas sim o 3º piso. Altura da Utilização-Tipo art.º2 do Decreto-lei, refere que é a diferença de cota entre o plano de referencia e o pavimento do ultimo piso acima do solo susceptivel de ocupação por essa utilização tipo

Exactamente...Ora ai esta... Onde é o Plano de Referencia R/c? se for r/c, e a clinica no 3 piso a diferenças de cotas remete-nos para a 3ª Categoria de Risco
Ir para o topo Ir para baixo
HerbaKing




Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/11/2011

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptySeg Nov 28, 2011 8:37 pm

Caro amigo,
primeiro, parabéns pelo teu trabalho, contudo surgiu-me uma questão,
ao fim de uns testes creio que vi algo que não estava a bater certo.

por exemplo numa escola, com 501 alunos, altura de 8 metros sem pessoal em D e E ele assume uma categoria de risco 3, mas deveria ser de 2ª, pois em baixo dizes que a população pode ser majorada em 50%, mas mesmo assim a categoria fica errada, ou estou a ver mal a questão?

de resto caro amigo, uma vénia ...

Fantástico Smile

Abraço Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
Franco




Mensagens : 119
Pontos : 176
Reputação : 1
Data de inscrição : 07/09/2009

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptySeg Dez 05, 2011 12:18 pm

HerbaKing escreveu:
Caro amigo,
primeiro, parabéns pelo teu trabalho, contudo surgiu-me uma questão,
ao fim de uns testes creio que vi algo que não estava a bater certo.
por exemplo numa escola, com 501 alunos, altura de 8 metros sem pessoal em D e E ele assume uma categoria de risco 3, mas deveria ser de 2ª, pois em baixo dizes que a população pode ser majorada em 50%, mas mesmo assim a categoria fica errada, ou estou a ver mal a questão?
Abraço Nuno

De facto a fórmula para as majorações não está inserida na folha de cálculo. Nesses casos têm de introduzir o valor sem majoração na tabela.
Ficará para uma próxima versão...
Ir para o topo Ir para baixo
filjoa




Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/12/2013

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQui Dez 26, 2013 6:29 pm

viva

sou novo nestes caminhos, de calculo de categorias de risco, de maneira que venho solicitar aqui uma ajuda.

tenho um projecto onde o edificio está acente numa rampa.

do plano "0", que é a entrada do escritório tem um desnivel de dois pisos até ao lado oposto do pavilhão.

tenho de considerar nos calculos dois pisos abaixo da referencia?

Link projecto: we.tl/gAQdEHxrp3

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
SamuraiX




Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/10/2017

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyTer Out 24, 2017 3:07 pm

Olá a todos,

Estou interessado na ferramenta de cálculo mas não consigo fazer o download.

Será que alguem me consegue disponibilizar a ultima versão?

Obrigado antecipadamente.
Ir para o topo Ir para baixo
JAMB




Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/09/2017

ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Bom dia. Penso que a versão disponibilizada não estará a 100% actualizada, nomeadamente com o que decorre das alterações determinadas pelo DL 224/2015. Também estou interessado nela. Cptos. JAMB   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício EmptyQua Out 25, 2017 10:27 am

SamuraiX escreveu:
Olá a todos,

Estou interessado na ferramenta de cálculo mas não consigo fazer o download.

Será que alguem me consegue disponibilizar a ultima versão?

Obrigado antecipadamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício   ferramenta - Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ferramenta de Cálculo de Categoria de risco do Edifício
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ferramenta de cálculo da categoria de risco do Eeifício
» Categoria de risco de um edifício
» alteração da categoria de risco de um edifício já aprovado
» calculo do efectivo num edificio misto
» Categoria de risco - Dúvida Urgente!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.rjscie.com :: Área técnica :: Discussão Geral-
Ir para: